segunda-feira, 5 de abril de 2010

PLE: Desenvolvimento cultural

O ensino/aprendizagem de PLE não só se configura como desenvolvimento cultural, uma vez que o aprendiz ao entrar em contato com a língua objeto se vê envolto por sua cultura, bem como o enriquecimento do capital lingüístico do cidadão do mundo atual, que vive no contexto do multiculturalismo e da interculturalidade.
Partindo do princípio de que ensinar uma língua estrangeira é ensinar também a cultura que a contextualiza, o aprendiz experencia com maior consciência os aspectos relacionados a esta cultura, os quais condensam a identidade do povo, costumes e tradições. Não obstante, a importância de se conhecer sua linguagem gestual, sotaques, dialetos, arcas culturais, signos de uma língua mais pragmática.
Pode-se, assim, observar que há relevância entre as representações da Língua Materna para o aprendizado da Língua Estrangeira, pois as línguas se inter-relacionam e deste fator resulta o discurso e o enunciado produzidos pelos aprendizes hispano-falantes do Português como Língua Estrangeira para a consolidação dos convergentes que desempenham a estimulação do aprendizado desta outra língua.
O ensino/aprendizagem de PLE não só se justifica, como se configura como desenvolvimento do conhecimento com bases culturais, uma vez que o aprendiz ao entrar em contato com a língua objeto se vê envolto por sua cultura, bem como o enriquecimento do capital lingüístico do cidadão do mundo atual, que vive no contexto do multiculturalismo e da interculturalidade.
Partindo do princípio de que ensinar uma língua estrangeira é ensinar também a cultura que a contextualiza, o aprendiz experencia com maior proximidade e consciência os aspectos relacionados a esta cultura, os quais condensam marcas identitárias, como costumes e tradições, sobretudo no que tange a linguagem. Não obstante, há grande importância de se conhecer sua linguagem gestual, sotaques, dialetos, marcas culturais, signos de uma língua mais pragmática.É possível observar que há relevância no que concerne ao estudo das relações da LM (Língua Espanhola) para o aprendizado da LE (Português/ Brasileiro), posto que as línguas se inter-relacionam e deste fator resulta o discurso e o enunciado produzidos em consonância com a ressignificação da construção do conhecimento em moldes mais pragmáticos e de maior respeitabilidade às diversidades sociolingüísticas, bem como culturais.

MARIA GORETTI

go23ss@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário